top of page
beck.png

Essa campanha tem o objetivo de combater a invisibilidade social e o racismo enfrentado pela população cigana no Brasil. Os povos ciganos são uma comunidade tradicional, e a campanha busca valorizar sua história, modos de vida, cultura e formas de organização social. A iniciativa visa visibilizar o "Brasil Cigano" para a sociedade, oferecendo informações de qualidade sobre as diferentes etnias, como Calon, Rom e Sinti, e suas histórias no país.

Ilustração principal.png
dianacional.png

Como um dos braços da Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais (PNPCT), o Ministério da Igualdade Racial (MIR), em parceria com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), lança o projeto "encruza". Esta iniciativa, sob a Meta "A História e Cultura dos Povos Ciganos no Brasil", visa combater a invisibilidade social e o racismo institucional enfrentados por essa população, reconhecida pela PNPCT como comunidade tradicional.

A campanha teve como foco a criação de produtos de comunicação para um letramento racial efetivo. Ao divulgar a história, a cultura e os diferentes modos de vida dos povos ciganos no Brasil, o projeto contribui para a promoção de seus direitos e para a urgente minimização da dívida histórica do Estado brasileiro com essa população. O objetivo foi visibilizar o "Brasil Cigano", oferecendo informações qualificadas e respeitosas sobre suas diversas etnias e trajetórias, alinhando-se diretamente aos princípios da PNPCT de valorização da diversidade e garantia de direitos.

simbolo.png

Sobre

Campanha Nacional de promoção dos direitos, informação e valorização das histórias e culturas dos povos ciganos | Meta 6

bottom of page