top of page
beck.png
simbolo.png

Equipe

14.png

Coordenação Geral do Projeto ENCRUZA

Profa. Dyane Brito Reis Santos

Professora Associada IV da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Atualmente é Diretora do Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB (2024-2028). Professora do Quadro Permanente do Mestrado em Política Social e Territórios(POSTERR/UFRB) e Professora Colaboradora do Mestrado Profissional em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas. É Pós Doutora em Sociologia pela USP. Doutora em Educação(UFBA), Mestre em Ciências Sociais (UFBA) e possui Graduação também em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1998). É Vice Líder do Observatório de Política Social e Serviço Social (OPSS - UFRB) e Membro Pesquisadora do Programa A Cor da Bahia (UFBA). Integra o projeto Who Cares? Rebuilding Care in a Post Pandemic World, que envolve uma articulação entre Brasil, Canadá, Colômbia, França, Estados Unidos e Reino Unido. No Brasil o Projeto está sediado no Cebrap/SP. Entre as suas produções mais recentes destaca-se a Avaliação das Políticas Afirmativas no Ensino Superior no Brasil e os 10 anos da Lei de Cotas (Lei 12.711).

linhagraf.png
1.png

Coordenação

Profa. Daniela Abreu Matos

Professora Associada do Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Docente permanente do PPGCOM- Programa de Pós Graduação em Comunicação da UFRB. Doutora em Comunicação Social pela UFMG. Tem mestrado e graduação também em Comunicação, pela UFBA. Atua na coordenação do Grupo de Pesquisa e Extensão COMUM - Comunicação, Mídia e Narrativas de Mudança Cultural - e também do GEPJUV - Grupo de Estudos e Pesquisa em Juventudes.

linhagraf.png
2.png

Vice -Coordenação (Prof.)

 Franklin Plessmann

Professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e coordenador do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Nova Cartografia Social e do colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Integra a "Rede de Pesquisadores e Movimentos Socais Nova Cartografia Social", a "Rede de Antropólogos do Nordeste (RAMA"), "Grupo de Etnografía Irreverente y Comprometida" e a "Red de Antropologías del Sur". Graduação em Agronomia pela Universidade de São Paulo (1996), mestrado em Ciências Sociais (2008) e doutorado em Antropologia (2014) pela Universidade Federal da Bahia. Desenvolve trabalhos de pesquisa e extensão através do engajamento com povos e comunidades tradicionais - comunidades de fundo e fecho de pasto, comunidades quilombolas, comunidades de pescadores e povos indígenas. Os temas prioritário de atuação são relacionados a compreensão de novas cartografias sociais, identificando os processos de territorialização, unidades de mobilização, extensão rural e a construção e diálogo de conhecimentos.

linhagraf.png
3.png

Profa. Ana Rosa Marques Araújo Teixeira

Ana Rosa Marques é professora do Curso de Cinema e Audiovisual da UFRB. Bacharel em Comunicação pela UFBA, mestre em Comunicação pela UFF, doutora em Comunicação pela UFBA e pós-doutora pela UFF. Atua também na realização audiovisual e na organização e curadoria de mostras e festivais.

linhagraf.png
4.png

Prof. Danilo Marques Scaldaferri

Danilo Scaldaferri é professor do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Faculdade de Comunicação da UFBA. Diretor de Fotografia e Montador. Atua no campo do audiovisual desde os anos 90, quando ainda se usava a palavra videomaker.

linhagraf.png
5.png

Fefa Yanevisk ( Bolsista PPGCOM)

Fernanda M. Araujo, conhecida como Yanevisk, é cineasta, produtora, ilustradora, diretora de arte e designer criativa. Formada em Cinema e Audiovisual e mestre em Comunicação pela UFRB, construiu uma trajetória que atravessa o audiovisual, as artes visuais e o circo. Atuou em produções como Café com Canela e Materno, além de desenvolver projetos para FitDance, Sanar, Psirico, Olodum e Rider. Nos últimos anos, integrou o projeto Encruza na campanha de combate ao anticiganismo, foi produtora local da Mostra de Cinema e Direitos Humanos na Bahia e colaborou com a equipe de astrônomos da Urânia na Bahia.

linhagraf.png
6.png

Consultor Pesquisador

Aluízio de Azevedo

Cigano da etnia Calon. Multiartista, pesquisador, ativista e produtor cultural independente (direção e roteiro de cinema, artes plásticas, poesia, fotografia e artes visuais). Formação em Comunicação Social – Jornalismo e Ciências Sociais (UFMT). Especialização em Cinema (Universidade de Cuiabá), Mestre em Educação Ambiental e Mitologias Ciganas (UFMT) e doutor em Informação, Comunicação e Saúde pela Fiocruz-RJ. Jornalista concursado do Ministério da Saúde desde 2012. Estágio pós-doutoral no Laboratório de Comunicação e Saúde (LACES) da Fiocruz-RJ. Conselheiro Estadual de Igualdade Racial de MT representando os povos ciganos, quadriênio 2024/2028. Assessor para Ciência e Comunicação e Gestor de Projetos da Associação Estadual das Etnias Ciganas de Mato Grosso. Integrante do Coletivo Ciganagens e do Coletivo Ciganos, Juntos Somos Mais Fortes.

linhagraf.png
7.png

Consultor Pesquisador

Jucelho Dantas da Cruz

Jucelho Dantas da Cruz é cigano da etnia Calon, Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Bahia, Mestre em Ciências Agrárias pela Ufba na área de Controle Biológico e Doutor em Ciências Biológicas com área de concentração em Zoologia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp - Rio Claro). Professor Titular do Departamento de Biologia da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) desde 1997. Foi representante dos Povos Ciganos na Comissão Estadual para a Sustentabilidade dos Povos e Comunidades Tradicionais (CESPCT/SEPROMI-Ba) de 2016 a 2020 e atualmente é suplente neste mesmo Conselho. Recebeu o Prêmio Nacional da Cultura Cigana por duas edições (2007 e 2014). Recebeu o Prêmio Bahia Sustentável 2023 e foi premiado com o título Mestre da Cultura Cigana pela Lei Aldir Blanc 2024.

linhagraf.png
8.png

Consultor Pesquisador

Marcos Toyansk

Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo, com estágio de pesquisa no Instituto de Etnologia e Estudos Folclóricos de Sofia, Bulgária. Realizou estágio de pesquisa pós-doutoral na Universidade de Sevilha, Espanha. Coordenador do núcleo de Estudos Ciganos no Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação da Universidade de São Paulo (LEER-USP). Pesquisador no Sesc São Paulo. Colaborador em projetos de pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz e da Universidade de São Paulo com apoio do Ministério da Saúde. Atuou como consultor do Memorial do Holocausto no Rio de Janeiro e relator acadêmico do Instituto Rio Branco do Ministério das Relações Exteriores.

linhagraf.png
9.png

Consultora Lideranças

Rose Winter

Rosecler Winter, pertencente à etnia Cigana Sinti, família chegada da Alemanha no Brasil pelo transatlântico Kranich, aportando em São Leopoldo/RS na data de 21/05/1825, trazidos pela sumaca Alexandrina.Formada em Operadora de Direitos Étnicos e Coletivos de Povos e Comunidades Tradicionais pelo IFPR/2016-NUPOVOS Rose é presidenta da ACIRGS - Associação Ciganos Itinerantes do Rio Grande do Sul, é do Grupo Gestor do Comitê dos Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa, Pastoral dos Nômades do Brasil, faz parte do Comitê Gestor Nacional do Plano de Políticas Públicas para os Povos Ciganos, fundadora e coordenadora do Fórum Municipal de Ciganos de São Leopoldo/RS, Colegiado de Diversidade Linguística do RS, Conselheira titular no Conselho Municipal de Igualdade Racial e Conselho Municipal de Cultura de São Leopoldo/RS, Rede Puxirão de Povos e Comunidades Tradicionais do Paraná/PR e NUPOVOS, Núcleo de Defesa dos Direitos Étnicos e Coletivos de Povos e Comunidades Tradicionais do Paraná/PR, membro do Movimento Nacional de Associações Ciganas do Brasil o Coletivo Ciganos Unidos Somos Mais Fortes, entre outros Movimentos Sociais.

linhagraf.png
10.png

Consultor Lideranças

Francisco Lacerda

Francisco Lacerda de Figueiredo, conhecido como Bozzano cigano,  representante da maior comunidade cigana da América Latina, localizada em Sousa-PB. Representante cigano no Comitê Gestor do Plano Nacional para Povos Ciganos. Ativista desde 1998. Artesão. Formado na escola da vida. Realiza palestras no dialeto calon para os jovens ciganos. Vencedor do Prêmio Cultura Cigana da Paraíba/ 2024, Prêmio Calon do município de Sousa PB e Prêmio Cultura Cigana Governo Federal/ 2009. Trabalha no CAPS Sousa/PB.

linhagraf.png
11.png

Consultora Lideranças

Edvalda Bispo

Edvalda Bispo dos Santos Viana (Dinha) cigana da etnia calon, presidente da Associação Nacional das mulheres ciganas, Conselheira  Representante dos povos ciganos no CNPIR e no CESPECT,Pedagoga e professora.

linhagraf.png
12.png

Consultora Lideranças

Hayanne Iovanovitchi

Hayanne Iovanovitchi é cigana, pertencente à etnia Rom, advogada, pesquisadora e ativista pelos direitos dos povos ciganos no Brasil. Criadora do Coletivo de Mulheres Ciganas do Brasil (COMCIB), dedica-se à promoção da igualdade racial, à valorização da mulher cigana e à preservação da memória cultural Romani. É proponente do Museu Virtual de Memórias da Imigração Cigana, em Curitiba, e atualmente atua como Coordenadora de Povos e Comunidades Tradicionais na Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Paraná.

linhagraf.png
Design sem nome (96).png

Zuleica Iovanovich, advogada e pesquisadora da etnia cigana Rom, do subgrupo Matchuaia, é mestre e doutoranda em Direito Constitucional e Processo Tributário pela PUC/SP.

pesquisadora voluntária, integra o Núcleo de Estudos Ciganos do Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (LEER-USP).

Integrante ativa do Coletivo de Mulheres Ciganas do Brasil (COMCIB).

linhagraf.png

Consultora  Lideranças

Zuleika Torsani

13.png

Designer da Identidade Visual

Danillo Calón

Artista multidisciplinar atuando nas áreas do design, serigrafia e tatuagem. Nascido em São Gonçalo, no Rio de Janeiro. Cigano da etnia Calón e membro fundador do Coletivo Ciganagens.

linhagraf.png
bottom of page